Aprenda Lógica de Programação e Algoritmos com implementações em Portugol, Scratch, C, Java, C# e Python

algoritmosA programação de computadores tem se tornado cada vez mais fácil, acessível e popular, pois no mundo atual, o uso da tecnologia está fortemente inserido no cotidiano das pessoas, criando um universo de novas possibilidades. Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar os conceitos empregados para a resolução de problemas computacionais usando, para isso, técnicas e ferramentas como fluxograma, Portugol e a Scratch, que é uma linguagem de programação visual que possibilita aprendizado rápido e lúdico. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conceitos para o desenvolvimento da solução dos algoritmos criados nas linguagens de programação C, Java, C# e Python. Educadores têm notado que o desenvolvimento de lógica de programação amplia a capacidade de resolver problemas além de aumentar a capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. As diferentes técnicas juntamente com o grande número de exercícios propostos neste livro, permitirão desenvolver e aguçar o raciocínio lógico.

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Ângela Cristina de Oliveira Lühmann
N.Páginas: 368
1ª Edição – 2016
Editora Ciência Moderna
ISBN: 978-85-3990-779-3
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icon_practice Respostas dos exercícios: Capítulo 1

Arduino Simples e Divertido

arduino-simplesO Arduino é uma plataforma versátil para prototipagem eletrônica, de hardware e software abertos e de baixo custo. O Arduino é muito fácil de usar, possibilitando que mesmo pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de eletrônica, criem seus próprios projetos. Esta plataforma é uma grande oportunidade para que você aprenda eletrônica, ou programação, ou os dois!
Explore neste livro, que é indicado não apenas para iniciantes na plataforma, mas também para quem já possuem conhecimentos na mesma e queiram se aprimorar, todo o potencial do Arduino através de 40 projetos desenvolvidos com os módulos da GBK Robotics.
Os módulos da GBK Robotics simplificam a montagem dos projetos permitindo, desta forma, que se dê um foco maior nas funcionalidades e nos recursos de programação. Serão utilizados diversos módulos durante todo o livro, iniciando com um simples pisca-pisca, e evoluindo para entradas por botões, sensores (de luminosidade, termômetro, infravermelho, entre outros), controle remoto, display de led e, até mesmo, um pequeno robô.
Desperte seu espírito criativo e comece a ler este livro, que em poucas páginas, você irá perceber o quanto o Arduino é simples de usar e, principalmente, muito divertido!

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti
N.Páginas: 252
1ª Edição – 2016
Asè Editorial
ISBN: 978-85-92861-14-8
Disponível no clube-de-autores

O Fantástico Mundo do Arduino – Volume 1

fantastico-mundo-do-arduino-bordaO Fantástico Mundo do Arduino é um livro de tecnologia desenvolvido para o público infantojuvenil e também adultos que estão iniciando seus estudos em lógica de programação e eletrônica. Ele conta a história de três crianças e seu pequeno robô, construído por eles mesmos. No decorrer da história, a Turma da Casa da Árvore como são chamados, cria projetos que ensinam de uma forma divertida, interativa e didática, as primeiras noções de programação e eletrônica, além de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático.
Nesta obra são explorados conceitos de Computação Física, através do mundialmente conhecido Arduino, sendo este utilizado em conjunto com o ambiente de programação Scratch for Arduino (S4A), que está fundamentado sobre o intuitivo conceito de blocos de montagem criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O S4A não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação, sendo ideal para pessoas que estão começando a programar.

Autores: Ângela Cristina de Oliveira Lühmann e Cláudio Luís Vieira Oliveira
N.Páginas: 160
1ª Edição – 2016
Asè Editorial
ISBN: 978-85-68841-76-1
Disponível emprodigio-digital

Visual Studio C# – Fundamentos, Programação com ASP.Net, Windows Forms e Web Services

capa-vsA linguagem de programação C# é de simples aprendizado e utilização, porém extremamente poderosa e com inúmeros recursos. Aliada ao ambiente de desenvolvimento, Microsoft Visual Studio, oferece uma plataforma eficiente e de grande produtividade no desenvolvimento dos mais diversos tipos de aplicações. O leitor poderá com essa obra mergulhar em um universo de grandes possibilidades referentes à utilização dessa linguagem de programação. São abordados desde os aspectos fundamentais até conceitos mais avançados, que permitem o desenvolvimento de aplicações para Windows (Windows Forms e Console) e Internet (ASP.Net), além de abordar a integração com Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados e também a criação e utilização de Web Services.

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira, Ângela Cristina de Oliveira Lühmann e Benedito Cristiano Aparecido Petroni
N.Páginas: 184
1ª Edição – 2015
Editora Ciência Moderna
ISBN: 978-85-39906-65-9
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datashowchart Material de apoio: Módulo 1 (Fundamentos e ASP.Net) e Módulo 2 (Windows Forms e Web Services)

icon_practice Respostas dos exercícios: Parte 1-Fundamentos, Parte 2-ASP.Net, Parte 3-Windows Forms e Parte 4-Web Services.

Arduino Descomplicado – Como Elaborar Projetos de Eletrônica

arduino-descomplicadoArduino é um projeto aberto em que todo código – fonte, diagramas elétricos e demais informações necessárias para construí – lo foram devidamente documentadas e tornadas públicas por seus criadores. Além de publicarem o projeto, também o associaram a licenças que permitem que tais informações sejam utilizadas para que permitem que tais informações seja, utilizadas para que alguém o replique sem custos e, também, possa modifica – lo e distribuí – lo. Esta publicação apresenta os conceitos que envolvem esse hardware, considerado o principal marco na história do hardware livre. O Arduino cria uma ponte entre os mundos das ideias e da eletrônica e computação, possibilitando que uma idéia saia do papel e se transforme em realidade de maneira rápida e simples por meio de protótipos eletrônicos. A prototipação rápida é um convite à experimentação e à exploração do que se é possível fazer. Este livro traz, ainda,a história da ferramenta e analisa conhecimentos de eletrônica básica. Orienta quanto à criação do primeiro projeto, destacando os principais componentes e o processo de montagem do circuito. Discorre sobre entradas e saídas digitais e analógicas, portal serial, displays, sensores e módulos. Por fim, explica os motores e os servomotores, Android e documentação de projetos com Fritzing.

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti
N.Páginas: 288
1ª Edição – 2015
Editora Érica | Saraiva
ISBN: 978-85-36512-28-0
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icon_practice Respostas dos Exercícios

JAVA: Fundamentos, programação para a Internet e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica

javaA linguagem de programação Java é amplamente utilizada para o desenvolvimento dos mais diversos tipos de aplicações e também para uma grande variedade de plataformas. Esta obra é o resultado da experiência adquirida ao longo dos anos dedicados ao ensino nos cursos de graduação em informática e, tem como objetivo, apresentar os conceitos fundamentais da linguagem de programação Java, sobre o paradigma de orientação a objetos, programação para a Internet com Java Server Pages (JSP) e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica através da adoção do Abstract Window Toolkit (AWT), Swing e Canvas.

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira, Ângela Cristina de Oliveira Lühmann, Benedito Cristiano Aparecido Petroni e Carlos Eduardo Schuster
N.Páginas: 256
1ª Edição – 2015
Editora: Edições Brasil
ISBN: 978-85-65364-30-0
Disponível para compra na book7

Desenvolvimento de Aplicativos para Windows Phone

capa-wp-finalO Windows Phone é o sistema operacional da Microsoft para smartphones. Muito fácil de usar, totalmente integrado à Internet e aos outros produtos da família Windows e Office. Sua utilização tem crescido a cada dia e, consequentemente, tem ocorrido um aumento significativo na demanda para o desenvolvimento de novos aplicativos para o Windows Phone. A base da programação para o Microsoft Windows Phone é a linguagem de programação C# que, aliada ao ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Studio, proporciona grande produtividade e facilidade na criação dos aplicativos. Nesta obra são abordados os elementos introdutórios, ou seja, a sintaxe do C# e conceitos básicos de orientação a objetos, sendo gradativamente apresentados elementos mais complexos que envolvem a utilização de bancos de dados, uso do hardware do smartphone, por exemplo, GPS e câmera, além da integração dos aplicativos criados com sistemas na Web.

Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira, Ângela Cristina de Oliveira Lühmann e Benedito Cristiano Aparecido Petroni
N.Páginas: 152
1ª Edição – 2014
Editora Ciência Moderna
ISBN: 978-85-39905-44-7
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